Endereço Av. Antônio Veiga Martins, 80 - CEP: 87670-000
|
Telefone (44) 3440-1185
|

Saúde

Caminhoneiros e motoristas recebem ações de prevenção

Terça-feira, 09 de junho de 2020


Ouvir matéria

A Secretaria da Saúde do Paraná realiza nesta terça e quarta-feira (09 e 10), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, ação conjunta dirigida para caminhoneiros, motoristas e viajantes, com orientações e testes da Covid-19, vacinação contra gripe e sarampo, além de testes de controle de hipertensão e diabetes.

A atividade acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Rede de Postos Ipiranga, e conta com apoio do Centro Universitário Unibrasil e Polícia Rodoviária Federal.

Dezoito profissionais da saúde, contratados pelo Governo do Estado e que atuam como bolsistas no período da pandemia, estarão nos dois dias, das 8h às 17h, no Auto Posto Túlio/Ipiranga (BR 116, quilômetro 68,5), realizando os testes rápidos para Covid-19, aplicando as vacinas e desenvolvendo ações educativas. A Secretaria Municipal de Campina Grande do Sul também estará vacinando moradores da cidade contra a gripe e sarampo.

OUTROS MUNICÍPIOS - A ação será replicada em outros municípios do Estado entre os dias 17 de junho a 7 de julho. Já estão na programação São José dos Pinhais, Jaguariaíva, Siqueira Campos, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, São Mateus do Sul e Paula Freitas.

“Desde o início da pandemia estamos constantemente ampliando as ações de controle e prevenção, com novas estruturas hospitalares, aquisição de equipamentos e insumos e realização de mais testes rápidos e de RT-PCR”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto. “O monitoramento na divisa é importante para fazermos também o bloqueio do coronavírus. O momento é preocupante e nossas ações de enfrentamento são diárias”, afirmou.

O secretário ressaltou, ainda, que o combate a outras doenças, como a gripe e o sarampo, também está na pauta das equipes de Vigilância da Secretaria da Saúde. “Estamos em plena campanha nacional de vacinação contra as duas doenças que também matam, mas que diferentemente da Covid-19, podem ser evitadas com a imunização”, complementou Beto Preto.

DIA DA IMUNIZAÇÃO – Esta terça-feira Amanhã, 9 de junho, será o Dia Nacional da Imunização, data criada para reforçar a importância da vacinação nas várias faixas etárias. Por meio do Programa Nacional de Imunização, a Secretaria da Saúde do Paraná oferece 19 vacinas na rotina da imunização.

Para as vacinas previstas no Calendário Nacional, na rotina das salas de vacinação das unidades básicas de saúde, a Secretaria da Saúde informa que o serviço está mantido.

CAMPANHAS - Já as campanhas de vacinação contra o sarampo e a gripe seguem até o dia 30 de junho, com esquemas especiais realizados pelos municípios, em locais mais amplos, também com o objetivo de evitar as aglomerações.

A campanha do sarampo abrange a faixa etária de 20 a 49 anos e a da gripe, neste momento, é dirigida especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas  e adultos de 55 a 59 anos.

Fonte: AEN-PR

 Veja Também