Endereço Av. Antônio Veiga Martins, 80 - CEP: 87670-000
|
Telefone (44) 3440-1185
|

NOSSA CIDADE / História

História do Município de Inajá

      Assim como a maioria das cidades situadas na zona fisiográfica do noroeste paranaense, Inajá teve sua origem em um patrimônio planejado e desenvolvido pela Companhia Terras Norte do Paraná, atualmente conhecida como Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Após fundar diversas cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o norte do Paraná, a CMNP mediu e demarcou, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.

      Os primeiros moradores, muitos deles provenientes do nordeste do Brasil, encontraram na região uma palmeira conhecida como inajá. Inspirados por essa planta, deram ao novo assentamento o nome de Inajá.

       Um dos fatores que contribuíram para a fixação dos agricultores foi a implantação de um loteamento de chácaras ao redor da cidade. Esse empreendimento visava principalmente a venda de pequenos lotes de terra. A proximidade com a sede municipal era atraente para os compradores, pois a maioria das famílias produzia hortifrutigranjeiros em seus minifúndios, abastecendo o patrimônio local com esses produtos.

      Com a chegada dos migrantes, iniciou-se uma fase de progresso e desenvolvimento. Foram construídos os primeiros elementos básicos da povoação, como pensão, farmácia, escola e uma igreja dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar.

      Os pioneiros de Inajá, que escreveram os primeiros capítulos de sua história, eram descendentes de diversas regiões do Brasil e do mundo, incluindo paulistas, mineiros, nordestinos, catarinenses, rio-grandenses, alemães, italianos, espanhóis, japoneses e portugueses.

      De acordo com a Lei Estadual N.º 106, de 13 de junho de 1955, Inajá foi elevado à categoria de distrito, pertencendo inicialmente ao município de Nova Esperança e, posteriormente, ao município de Paranacity. Em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual N.º 4.338, Inajá foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Paranacity. A instalação oficial do município ocorreu em 15 de novembro de 1961, ocasião em que o primeiro prefeito eleito, Sr. Antonio Henrique Phillipi, tomou posse. Os habitantes de Inajá são chamados de inajaenses.





Galeria de Fotos

Outros Artigos